HOME  |  CONTATO |   DOWNLOADS |   INFORMATIVO | MAPA DOSITE
<<Voltar a página principal do blog












   


Sugestão de Sequência Didática Para o Primeiro Bimestre de Aula
                  

    
Nas primeiras semanas de aula ficamos ansiosos para conhecer nossas crianças, sobre o que elas tem para nos ensinar e com isso saber o que vamos ensinar para elas. Com o objetivo de ajudar na tomada de decisões nas primeiras semanas de aula, estarei disponibilizando aqui no blog uma série de três artigos que se constituem em uma sugestão de sequência didática que podemos trabalhar com as crianças na educação infantil.


   1ª SEMANA - Adaptação

  1º Dia
- Apresentação do(a) professor(a);
- Reconhecimento e nomeação das crianças;
- Apresentação das dependências da escola;
- Apresentação da sala;
- Uso e (formação de hábitos) do banheiro;
- Aprendizagem do caminho para o banheiro;
- História;
- Uso e (regras de segurança) do parque de recreação

   2º DIA
- Apresentação nominal dos colegas através de um conversa informal, estimulando os alunos a falar seu próprio nome e endereço;
- Pesquisa para casa (nome da mãe);
- Apresentação e entrega dos nomes da chamada;
- Apresentação das dependências da escola;
- Atividades da sala: formação de hábitos;
- Zelar pelo mobiliário, não os danifiquem;
- Trabalhar dos nomes de todas as peças do mobiliário da sala colando etiquetas junto com as crianças;
- Reforço dos hábitos de higiene do banheiro
- História;
- Uso do parque de recreação, brinquedo ou jogo.

   3º DIA
- Chamada pelo nome dos alunos;
- Conversa sobre as mamães (nomes e o que fazem)
- Desenvolver hábitos de higiene na limpeza da sala de aula;
- Atividades da sala, reforço de hábitos higiênicos. Recorte e colagem simples (jornal);
- História;
- Reforço, uso e regras da recreação no parque e mais um jogo dirigido.

   4º DIA
- Apresentação dos grupos com uso também dos cartões de chamanda;
- Apresentação do calendário: dar a criança a noção da divisão do tempo em dias, semana e meses;
- Merenda: Colocação de hábitos de sentar a mesa e arrumar o próprio lugar. Aproveitar esse momento para questionar as crianças sobre as cores dos alimentos, gosto, textura, incentivar a comer os alimentos;
- História;
- Recreação livre.

  5º DIA
- Reapresentação das crianças (chamada com uso dos cartões);
- Conversa sobre os pais;
- Apresentação do cartaz do tempo;
- Merenda: hábitos e atitudes que regem as interações sociais;
- Higiene dentária;
- Recreação livre;
- História;

    SUGESTÕES DE HISTÓRIAS QUE PODEMOS LER PARA AS CRIANÇAS

   2ª SEMANA

- Recorte a Dedo: recorte em várias texturas, já trabalhando as noções de: largo, estreito, curto, comprido, maior, menor, etc.
    1- Picado a vontade;
    2- Recorte em tiras;
    3- Recorte em curvas;
    4- Recorte em figuras geométricas;
- Brincadeiras dirigidas para a socialização das crianças tais como:
    1- coelhinho sai da toca;
    2- Morto vivo;
    3 – Tirar o rabinho (aproveitar o recorte em tiras), etc.
- Músicas – todos sabem o importante papel da música na educação infantil:
Trabalhar com músicas da cultura infantil tais como:
    1- Sítio do Seu lobato;
    2- Mestre André;
    3- Dona aranha;
    4- Formiguinha;
    5- Marcha Soldado (pode-se mudar “O Marcha”, para: Deita, Senta, Corre, Dança, etc.)
- Uso do calendário como estratégia para incentivar a observação das crianças, desde o inicio do ano letivo o professor(a) deverá fazer com que o aluno observe o tempo como está: ensolarado, nublado, chuvoso, ventoso.
    Também chamar a atenção das crianças no cartaz dos dias da semana e seus respectivos nomes, fazendo o mesmo para a sequência dos meses durante o ano.
- Atividades Livres – Deixar as crianças bem a vontade neste primeiro contato com os materiais tais como: giz de cera, guache, lápis de cor, sucatas, etc.;
- Reunião com os pais: Mostrar para os pais o objetivo da Pré-Escola, as normas gerais da escola para os alunos tais como: assiduidade, higiene, responsabilidade, etc.;
1- Pedir uma Lista de material de sucatas:
    - Caixa média de sapato encapada
    - Brinquedo;
    - Livro de história (se for possível)
    - vidro de maionese (vazio)
    - lata de refrigerante;
    - Caixas diversas de vários tamanhos;
    - tampinhas de pasta de dente;
    - Caixas de fósforo vazias;
    - Palitos de fósforo;
    - Palitos de sorvete;
    - Botões de vários tamanhos;
    - Sementes;
    - Restos de lãs de várias espessuras;
    - Retalhos;
    - Bolas de meia;
    - Canudinhos;
    - copinhos de iogurte;
    - Pedaços de espumas;
    - revistas;
    - jornais;
    - Peneirinhas e escovas de dente velhas;
    - Caixas de ovos vazias;
Esta lista é apenas uma sugestão, você pode retirar ou acrescentar itens. O uso para os itens listados acima vai depender dos trabalhos realizados pelo(a) professor(a).


    3ª SEMANA
    Nesta semana podemos introduzir um trabalho ou até algum projeto com os temas Casa, Escola e Vizinhança.
Roda de conversa:
- Vizinhos de casa;
- Casas comerciais;
- Escolas.
Fazer um passeio no bairro da escola e depois:
- Montar uma maquete com sucata e modelagem dirigida.
- Atividades de Pátio (Trabalhar grandes e pequenos músculos)
- Estimular as crianças a pular com um pé, dois pés, engatinhar, rastejar, rolar, imitar com os braços e vôo dos pássaros, pular corda, dar cambalhotas tocar pés com as mãos, etc.
- Jogos com bolas, de perseguição, etc.
- recorte a dedo e colagem (colar no caderno de desenho)
- Iniciação de cores. O estudo das cores deve ser precedido de experiências concretas de identificação, seleção de objetos, etc. É importante que ela consiga reconhecer a existência de objetos de cores diferentes.
    O nome das cores vai sendo, pouco a pouco, incorporado ao seu vocabulário.
    O(a) professor(a) incialmente deverá mostrar todas as cores e depois trabalhar uma a uma.
    Através das atividades de colagem de colagem de recorte a dedo no caderno de desenho, já trabalhar as cores.
    Obs.: Fazer esse tipo de trabalho alternadamente para que as crianças não se cansem.
    Atividades de rotina, devem ser trabalhadas todos os dias.

    Conclusão: Nas primeiras semanas de aula as crianças ainda estão em adaptação, portanto torna-se necessário dosar e diversificar as atividades de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças. Então já nas primeiras semanas o profissional responsável deve realizar uma avaliação diagnóstica com todas as crianças.

 Até o próximo  artigo


CURSO ONLINE  - TRABALHANDO COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
COM CERTIFICADO DE 60 HORAS

 Para quem quer aprofundar seus conhecimentos na área de educação para crianças de 0 a 3 anos

www.mdoneli.com.br/curso03


Gostou? Não gostou? Comente!

Assinar este conteúdo por E-MAIL ou RSS FEED


Artigos Recentes  |  Mais Visitados  |  Promoções  |  RSS Feeds
BLOG MDONELI
www.mdoneli.com.br/blog
Sobre Educação Infantil, Sugestões de Atividades, projetos e formas de trabalho na Educação Infantil